Prefeitura Municipal Notícia CULTURA: Bailarino Ipiranguense é selecionado pela Escola do Teatro Bolshoi da Rússia
Publicado em: 27/10/2017 ás 07:04:00 Autor: Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia. O ano de 2011 foi marcado por sua reabertura, após um longo período de reconstrução e renovação. Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, proporcionando a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Marcos Vinicius Gazola dos Santos, de 11 anos, ingressou na dança por meio do Projeto Social “Descobrindo Talentos”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, as quais mantém o Grupo de Dança Ipidance, coordenado pela Professora Franciele Santos, dentre outros: Judô, Atletismo, Artes, Artesanatos, Oficina da Música, Ballet, Jazz, Transformando Espaços – Pinturas, etc ... . Atualmente, os Projetos Sociais ofertados pela Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte atendem aproximadamente 300 crianças ipiranguenses.

O Prefeito Municipal Pedro Ferronatto destacou que: “Atendemos cerca de 500 jovens ipiranguenses através de Projetos Sociais que tem por objetivo a formação de um bom cidadão e o fortalecimento do vínculo familiar, por conseqüência, descobrimos talentos em várias áreas: seja no Esporte, seja na Música ou seja na Dança, onde ficamos honrados em saber que um jovem de 11 anos de idade, fruto de um dos nossos projetos sociais, conseguiu alcançar e realizar o sonho de qualquer bailarino, que é ganhar uma bolsa na melhor companhia de balé do mundo. Parabenizamos ao jovem Marcos e principalmente, a seus familiares por apoiá-lo na realização desse sonho, que sirva de exemplo e inspiração aos demais jovens ipiranguenses.”

Seguem matérias relacionadas:

[12:35 PM, 10/26/2017] Fran Dança: http://www.atribunamt.com.br/2017/10/rondonopolitana-consegue-vaga-para-estudar-no-bale-bolshoi-2/#.WfDLnJWhy7c.facebook